No Pokémon Trading Card Game, você e seus adversário são como treinadores Pokémon, que batalham entre si para crescerem cada vez mais e, claro, se divertirem. Porém, antes de tudo é preciso conhecer as cartas que compõem o jogo e isso é exatamente o que você encontrará aqui!

Cartas Pokémon

São as cartas que representam os Pokémon. São divididas em Pokémon Básico, Pokémon Estágio 1 e Pokémon Estágio 2. Os Pokémon Básicos podem ser colocados em jogo normalmente, ao passo que os de Estágio 1 e 2 são cartas evolução e só podem ser colocados em jogo quando sua pré-evolução já está em campo.
Dentre as cartas Pokémon existem algumas especiais, como os Pokémon EX, Lv. X e lenda.

Cartas de energia

Cartas de Energia proporcionam aos Pokémon energia para executar ataques. Alguns ataques requerem o uso de tipos específicos de Energia, como por exemplo o ataque Psywave do Reuniclus que pede três energias Psíquicas. Já os ataques que no campo de custo exibem o símbolo da Energia Sem Cor, pode se utilizar qualquer tipo de Energia - por exemplo, se você ligar ao seu Unfezant duas energias Relâmpago e uma energia Grama, ele poderia utilizar seu ataque Feather Strike.
Atenção: A menos que uma carta diga especificamente para descartar cartas de Energia, não descarte nenhuma Energia dos seus Pokémon!
As cartas de energia são divididas em dois tipos: Energia Básica e Energia Especial. As cartas de Energia Básica fornecem apenas a energia necessária para um Pokémon utilizar seus ataques e se dividem em oito tipos: Grama, Fogo, Água, Relâmpago, Luta, Psíquico, Escuridão e Metal. Já as cartas de Energia Especial fornecem além de energia para atacar, algum efeito a mais. Confira abaixo dois exemplos:
A carta "Rainbow Energy" é uma energia especial que, quando ligada a um de seus Pokémon, fornece a ele um tipo de energia diferente a cada turno. Isso significa que em um turno ela pode ser uma energia de Metal e no turno seguinte ser uma energia Água. Entretanto, assim que você ligá-la ao seu Pokémon, a carta pede que você coloque nele um marcador de dano. Já a carta "Darkness Energy" versão energia especial, além de fornecer ao Pokémon uma energia Escuridão, permite que cada ataque executado por ele tenha mais 10 pontos de dano (antes de aplicar fraqueza e resistência) contanto que esse Pokémon seja também do tipo Escuridão.

Cartas de treinador

As cartas de treinador são peças-chave para se vencer uma partida. Elas são divididas em Treinador-Item, Treinador-Apoiador e Treinador-Estádio. Você poderá ver o subtipo das cartas Treinador no canto superior direito e qualquer regra específica dessas cartas estão na parte de baixo da carta.
As cartas Treinador-Item podem ser usadas quantas vezes forem necessárias durante o seu turno e normalmente possuem um efeito mais simples e imediato. Um exemplo é a carta "Reviver", que lhe permite pegar um Pokémon Básico da sua Pilha de Descartes e colocar de volta na sua mão. As cartas Treinador-Apoiador, ao contrário das cartas Item, só podem ser usadas uma vez por turno, pois normalmente os seus efeitos podem causar grandes mudanças no jogo. Um exemplo é a carta "Professor Juniper", que faz você descartar todas as cartas na sua mão para comprar sete novas cartas do seu deck.
Por fim, as cartas Treinador-Estádio também só podem ser usadas uma vez por turno e é a única dentre as cartas Treinador que fica presente no campo por várias rodadas, sendo retirada apenas por efeito de outras cartas ou quando outra Treinador-Estádio, sua ou do seu oponente, entra em campo. Um exemplo é a carta "Indigo Plateau" - enquanto essa carta estiver em campo, todos os Pokémon LENDA ganham 30 PS extras.