No Pokémon Trading Card Game, você e seus adversário são como
treinadores Pokémon, que batalham entre si para crescerem cada vez mais
e, claro, se divertirem. Porém, antes de tudo é preciso conhecer as
cartas que compõem o jogo e isso é exatamente o que você encontrará
aqui!
Cartas Pokémon
São as cartas que representam os Pokémon. São divididas em Pokémon
Básico, Pokémon Estágio 1 e Pokémon Estágio 2. Os Pokémon Básicos podem
ser colocados em jogo normalmente, ao passo que os de Estágio 1 e 2 são
cartas evolução e só podem ser colocados em jogo quando sua pré-evolução
já está em campo.
Dentre as cartas Pokémon existem algumas especiais, como os Pokémon EX, Lv. X e lenda.
Cartas de energia
Cartas de Energia proporcionam aos Pokémon energia para executar
ataques. Alguns ataques requerem o uso de tipos específicos de Energia,
como por exemplo o ataque Psywave do Reuniclus que pede três energias
Psíquicas. Já os ataques que no campo de custo exibem o símbolo da
Energia Sem Cor, pode se utilizar qualquer tipo de Energia - por
exemplo, se você ligar ao seu Unfezant duas energias Relâmpago e uma
energia Grama, ele poderia utilizar seu ataque Feather Strike.
Atenção: A menos que uma carta diga especificamente para descartar
cartas de Energia, não descarte nenhuma Energia dos seus Pokémon!
As cartas de energia são divididas em dois tipos: Energia Básica e
Energia Especial. As cartas de Energia Básica fornecem apenas a energia
necessária para um Pokémon utilizar seus ataques e se dividem em oito
tipos: Grama, Fogo, Água, Relâmpago, Luta, Psíquico, Escuridão e Metal.
Já as cartas de Energia Especial fornecem além de energia para atacar,
algum efeito a mais. Confira abaixo dois exemplos:
A carta "Rainbow Energy" é uma energia especial que, quando ligada a
um de seus Pokémon, fornece a ele um tipo de energia diferente a cada
turno. Isso significa que em um turno ela pode ser uma energia de Metal e
no turno seguinte ser uma energia Água. Entretanto, assim que você
ligá-la ao seu Pokémon, a carta pede que você coloque nele um marcador
de dano. Já a carta "Darkness Energy" versão energia especial, além de
fornecer ao Pokémon uma energia Escuridão, permite que cada ataque
executado por ele tenha mais 10 pontos de dano (antes de aplicar
fraqueza e resistência) contanto que esse Pokémon seja também do tipo
Escuridão.
Cartas de treinador
As cartas de treinador são peças-chave para se vencer uma partida.
Elas são divididas em Treinador-Item, Treinador-Apoiador e
Treinador-Estádio. Você poderá ver o subtipo das cartas Treinador no
canto superior direito e qualquer regra específica dessas cartas estão
na parte de baixo da carta.
As cartas Treinador-Item podem ser usadas quantas vezes forem
necessárias durante o seu turno e normalmente possuem um efeito mais
simples e imediato. Um exemplo é a carta "Reviver", que lhe permite
pegar um Pokémon Básico da sua Pilha de Descartes e colocar de volta na
sua mão. As cartas Treinador-Apoiador, ao contrário das cartas Item, só
podem ser usadas uma vez por turno, pois normalmente os seus efeitos
podem causar grandes mudanças no jogo. Um exemplo é a carta "Professor
Juniper", que faz você descartar todas as cartas na sua mão para comprar
sete novas cartas do seu deck.
Por fim, as cartas Treinador-Estádio também só podem ser usadas uma
vez por turno e é a única dentre as cartas Treinador que fica presente
no campo por várias rodadas, sendo retirada apenas por efeito de outras
cartas ou quando outra Treinador-Estádio, sua ou do seu oponente, entra
em campo. Um exemplo é a carta "Indigo Plateau" - enquanto essa carta
estiver em campo, todos os Pokémon LENDA ganham 30 PS extras.