Assim como em qualquer jogo, o Pokémon Trading Card Game possui alguns termos próprios e conhecê-los muitas vezes é necessário para seguir com qualquer partida! Conheça os principais termos no glossário abaixo.
  • Habilidade: Uma Habilidade é um efeito em um Pokémon que não é um ataque. Algumas estarão ativas o tempo inteiro, enquanto outras deverão ser escolhidas para serem usadas. Leia cada Habilidade para garantir que você entenda exatamente como e quando ela funciona.
  • Pokémon Power: Uma habilidade especial de alguns Pokémon. Os Pokémon Powers dividem-se em duas categorias: Poké-Power e Poké-Body. Elas sempre incluem as palavras “Poké-Power” ou “Poké-Body”. Assim, é fácil saber que elas não são ataques.
  • Poké-Body: Um efeito que se torna ativo assim que esse Pokémon entra em jogo e dura até esse Pokémon sair de jogo.
  • Poké-Power: Um poder que você deve escolher usar e usá-lo uma única vez por rodada em Pokémon Ativo ou no Banco. A maioria dos Poké-Powers é desativada quando o Pokémon possui uma Condição Especial.
  • Pokémon Ativo: Seu Pokémon em jogo que não está no Banco. Somente o Pokémon Ativo pode atacar.
  • Ligar: Quando você pega uma carta em sua mão e a coloca em um dos seus Pokémon em jogo.
  • Ataque: Quando seu Pokémon Ativo combate o Pokémon do seu oponente. O texto escrito na carta de cada Pokémon mostra o que ele deve fazer ao atacar (um Pokémon pode ter vários ataques).
  • Pokémon Atacante: O Pokémon Ativo ao atacar.
  • Pokémon Defensor: Seu Pokémon Ativo quando seu oponente está atacando.
  • Carta de Energia Básica: Uma carta de Energia Básica pode ser dos tipos Grama, Fogo, Água, Relâmpago, Psíquico, Luta, Escuridão ou Metal.
  • Carta de Energia Especial: Uma carta de Energia Especial fornece ao Pokémon energia para realizar um ataque e um efeito a mais.
  • Carta de Pokémon básico: Uma carta que você pode usar diretamente da sua mão em sua vez de jogar.
  • Carta de Evolução: Uma carta que você joga em cima de um card de Pokémon Básico (ou em cima de outra carta de Evolução) para torná-lo mais forte.
  • Carta de Treinador Fóssil : Um tipo especial de carta de Treinador que funciona como um Pokémon Básico ao ser colocado em jogo. Quando uma carta de Treinador Fóssil está em sua mão, seu baralho ou sua pilha de descarte, ele não é considerado um Pokémon Básico. No entanto, essas cartas de Treinador sempre contam como Pokémon Básicos durante a preparação.
  • Banco: O local dos seus Pokémon que estão em jogo, mas não em uma batalha ativa. Eles entram em ação e lutam quando o Pokémon Ativo recua ou é Nocauteado. Quando os Pokémon no Banco sofrem danos, Fraqueza e Resistência não se aplicam.
  • Involuir: Alguns cards podem involuir um Pokémon Evoluído, o que é o oposto de evoluir seu Pokémon. Quando um Pokémon é involuído, ele também perde Condições Especiais e quaisquer outros efeitos.
  • Marcador: Objeto colocado como um lembrete em um Pokémon. Um marcador não é removido quando o Pokémon é colocado no Banco, mas sim quando ele evolui (marcadores de danos são uma exceção especial a esta regra).
  • Marcador de Queimadura: Aquilo que você coloca em um Pokémon para se lembrar que ele está Queimado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou Evoluído.
  • Marcador de Veneno: Objeto colocado em um Pokémon para lembrar que ele está Envenenado. Remova o marcador se o Pokémon estiver no Banco ou Evoluído.
  • Marcador de Danos: Um marcador colocado em seu Pokémon para mostrar que ele sofreu danos. Ele permanecerá no seu Pokémon mesmo se ele estiver no Banco ou Evoluído. Cada marcador de danos causa tantos danos quanto o valor impresso.
  • Danos: O que normalmente acontece quando um Pokémon ataca outro. Quando um Pokémon possui danos totais maiores ou iguais ao seu PS, ele é Nocauteado.
  • Pilha de Descarte: As cartas que você descartou. Essas cartas ficam sempre virados para cima. Qualquer um pode vê-las a qualquer momento.
  • Hit Points (PS): Um número que todo Pokémon possui. Ele informa quanto de danos um Pokémon pode aguentar antes de ser Nocauteado.
  • Entre as vezes de jogar: A parte de cada rodada em que o jogo passa de um jogador para o outro. Verifique os estados de Envenenado, Queimado, Adormecido e Paralisado nesta etapa, e também veja se algum Pokémon foi nocauteado.
  • Em Jogo: Seus cards estão em jogo quando estão na mesa. Cartas de Pokémon Básicos, de Evolução e de Energia não podem ser usados a menos que estejam em jogo. (As cartas no seu baralho, em sua pilha de descarte e seus Prêmios não estão em jogo, mas seus Pokémon no Banco sim.)
  • Nocauteado: Um Pokémon é nocauteado quando possui danos maiores ou iguais ao seu PS. Esse Pokémon vai para a pilha de descarte juntamente com quaisquer cartas ligados a ele. Quando um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você recebe um dos seus Prêmios.
  • Card de Item: Um tipo de carta de Treinador. Siga as instruções do card e descarte-o.
  • Zona Perdida: As cartas enviados para a Zona Perdida não podem mais ser jogados durante a partida. Coloque-os com a face voltada para cima em qualquer lugar fora do jogo.
  • Pokémon: Os personagens que lutam por você no Pokémon Trading Card Game. Eles são representados no jogo por Pokémon Básicos e cartas de Evolução.
  • Pokémon de Treinadores: Pokémon com os nomes de Treinadores em seus títulos, como Sandshrew de Bruno. Você não pode evoluir um Sandshrew regular para Sandslash de Bruno, e também não pode evoluir um Sandshrew de Bruno para um Sandslash normal. Isso é porque “Bruno” é parte do nome.
  • Pokémon-EX: Pokémon-EX são Pokémon mais poderosos com uma desvantagem específica - quando seu Pokémon-EX é Nocauteado, seu oponente compra duas cartas de Prêmio em vez de uma.
  • Lenda Pokémon: Cartas duplas especiais que mostram poderosos Pokémon lendários. Ambos os cards devem ser jogados ao mesmo tempo.
  • Pokémon LV.X: Versões mais fortes de um Pokémon convencional colocadas por cima de um Pokémon normal com o mesmo nome e que adicionam habilidades extras ao Pokémon original.
  • Pokémon SP: Um Pokémon especial treinado por um Treinador específico. Possui um símbolo em seu nome para mostrar quem é seu dono.
  • Ferramenta Pokémon: Um tipo especial de carta de Treinador (um item) que você pode ligar ao seu Pokémon para ajudá-lo. Cada Pokémon pode ter apenas 1 Ferramenta Pokémon ligada a ele de cada vez.
  • Cartas de Prêmio: As 6 cartas que você coloca virados para baixo no início do jogo. Toda vez que um dos Pokémon do seu oponente é Nocauteado, você coloca 1 dos seus Prêmios em sua mão (ou 2 Prêmios para Pokémon-EX). Ao receber seu último card de Prêmio, você vence.
  • Resistência: Um Pokémon com Resistência sofrerá menos danos quando atacado por um Pokémon de um determinado tipo. A quantidade de Resistência é impressa próxima ao(s) tipo(s) de Resistência que um Pokémon possui, se alguma.
  • Fraqueza: Um Pokémon com Fraqueza sofrerá mais danos quando atacado por um Pokémon de um determinado tipo. O efeito da Fraqueza é indicado próximo ao(s) tipo(s) de Fraqueza que um Pokémon possui, se alguma.
  • Recuar: Quando você troca seu Pokémon Ativo por um dos Pokémon no seu Banco. Para recuar, você deverá descartar uma quantidade de Energia do Pokémon que está recuando igual ao Custo para Recuar desse Pokémon. Esse custo é mostrado no canto inferior direito da carta. Só é permitido um recuo por vez de jogar.
  • Cartas de Treinador: Cartas especiais que você pode jogar para obter vantagens.
  • Cartas de Apoiador: Uma carta de Treinador semelhante a uma carta de Item. Você só pode jogar uma carta de Apoiador de cada vez.
  • Carta de Estádio: Um tipo de carta de Treinador semelhante a uma carta de item, mas que permanece em jogo após ser usado. Somente uma carta de Estádio pode estar em jogo de cada vez – se uma nova carta desse tipo entrar em jogo, descarte a antiga e encerre seus efeitos. Você só pode jogar uma carta de Estádio de cada vez.
  • Máquina Técnica: Um tipo de carta de Treinador (um Item) que você pode ligar ao seu Pokémon. Quando ela está ligada, seu Pokémon pode usar o ataque Máquina Técnica por conta própria. As cartas Máquina Técnica permanecerão ligadas, a menos que o texto da carta diga algo diferente.
  • Morte Súbita: Algumas vezes, os dois jogadores ganham ao mesmo tempo. Nesse caso, você deverá jogar uma partida rápida chamada de “Morte Súbita” (use apenas 1 carta de Prêmio em vez de 6).
Todo o texto presente nessa seção foi escrito com base no livreto oficial de regras presente nos Decks Temáticos da coleção Pokémon Black & White.