A série animada da franquia Pokémon se mantém firme e forte até os dias atuais. Conta a história de Ash Ketchum (Satoshi) e seu parceiro Pikachu que viajam em diversas jornadas, capturando novos Pokémon, enfrentando várias competições, fazendo novos amigos e buscando o título de Mestre Pokémon.
A série possui mais de 700 episódios, divididos em quatro sagas diferentes no Japão: Série Original (Liga Índigo, Liga Laranja e Liga Johto), Advanced Generation (Liga Hoenn e Batalha da Fronteira), Diamond & Pearl (Liga Sinnoh) e Best Wishes! (Liga Unova)! No ocidente, essas sagas são divididas atualmente em 14 temporadas.
Confira mais sobre cada saga abaixo, mas atenção: o conteúdo a seguir podem conter revelações sobre os acontecimentos da série.

Série Original

Ocidente
Estreia: 8 de setembro de 1997.
Primeiro Episódio:001 - Pokémon, eu escolho você!
Último Episódio:274 - Sozinho em Hoenn.
Japão
Estreia: 1º de abril de 1997.
Primeiro Episódio: 001 - ポケモン! きみにきめた!
Último Episódio: 274 - ピカチュウとのわかれ…!
É a primeira saga da série animada de Pokémon. Nela, conhecemos Ash Ketchum, o protagonista, no dia em que completa 10 anos de idade - isso o dá direito de começar sua jornada escolhendo um Pokémon inicial com o Professor Carvalho, especialista Pokémon da região. Por ter dormido demais, Ash acaba ficando com o último Pokémon que havia sobrado: um teimoso e mal educado Pikachu que, com o passar do tempo, acaba criando uma grande amizade com seu treinador. No decorrer da jornada, Ash contará com a ajuda de seus companheiros de viagem Misty e Brock para alcançar seu objetivo, que é conquistar as insígnias da região Kanto, derrotando os oito Líderes de Ginásio que as defendem, para então estar apto a participar do campeonato da Liga Índigo - algo que não será nada fácil, principalmente porque a dupla de ladrões Jessie e James, junto com seu mascote Meowth, irá tentar roubar seu Pikachu constantemente. Com todos esses desafios sendo superados episódio a episódio, Ash chegará para a competição da Liga Índigo, mas acabará ficando apenas entre os dezesseis melhores.
Pôster Oficial da saga Pokémon Johto
Novamente em sua cidade natal, Ash receberá um pedido do professor Carvalho: ir até o Arquipélago Laranja pegar a Pokébola GS, uma misteriosa Pokébola descoberta pela Professora Ivy, que não pode ser transferida ou aberta. Ao chegar lá, Brock decide ficar no laboratório com a Professora Ivy e Ash, com a posse da Pokébola GS, decide ficar um pouco mais no arquipélago para participar do campeonato da Liga Laranja. Misty continua na jornada com Ash e um novo companheiro aparece: Tracey, um Observador Pokémon.
Após superar os quatro desafios e vencer o campeão da Liga Laranja, Ash retorna a Pallet e entrega a Pokébola GS ao Professor Carvalho. Junto com ele, Gary Carvalho, o seu maior rival, também retorna à cidade após um período de treinamento. Os dois rivais travam uma batalha e Ash, derrotado, percebe que ainda é preciso treinar mais e decide participar da Liga Pokémon da região Johto, considerada bem mais difícil do que a Liga Índigo. Entretanto, antes de partir, Ash dá as boas vindas a Brock, que retornou das Ilhas Laranja, e se despede de Tracey, que ficará em Pallet como ajudante do Professor Carvalho - que ainda designa mais uma missão a Ash: entregar a Pokébola GS ao artesão Kurt, pois ele terá mais propriedade para estudar o misterioso item.
Em Johto, Ash conhece e captura vários novos Pokémon até então exclusivos da região. Conquistando as oito insígnias, chega até à liga local, a Conferência Prateada e lá finalmente derrota Gary. Mesmo assim, não consegue ser o campeão, ficando entre os oito melhores da competição.
Essa primeira saga, no ocidente, foi dividida em cinco temporadas:
  • 1º Temporada: Liga Índigo (Episódios 001 à 081)
  • 2º Temporada: As Aventuras no Arquipélago Laranja (Episódios 082 à 116)
  • 3º Temporada: Jornada Johto (Episódios 117 à 157)
  • 4º Temporada: Campeões da Liga Johto (Episódios 158 à 209)
  • 5º Temporada: Master Quest (Episódios 210 à 274)

Advanced Generation

Ocidente
Estreia:1º de novembro de 2003
Primeiro Episódio: 275 - Tudo Começa na Estrada!
Último Episódio: 466 - O Lar é o inicio de Tudo!
Japão
Estreia: 21 de novembro de 2002.
Primeiro Episódio: 275 - 新たなる大地!新たなる冒険!!
Último Episódio: 466 - 旅の終わり、そして旅のはじまり!
Essa segunda série começa após os eventos da Conferência Prateada. Após ser derrotado, Ash retorna apenas com Pikachu à cidade de Pallet - Misty e Brock retornaram aos seus ginásios para resolver problemas. Lá, ele decide que irá recomeçar sua jornada, deixando todos os seus companheiros Pokémon no laboratório do Professor Carvalho, com exceção de Pikachu, e partindo para a região Hoenn. Lá, ele conhece o especialista Pokémon da região, o Professor Birch, e a treinadora novata May, que decide seguir viagem com Ash. Mais para frente, o irmão mais novo de May, Max, também se une ao grupo, assim como Brock, que finalizou seus afazeres em Pewter.
O quarteto protagonista da saga Advanced Generation
Durante essa jornada, Ash capturará os novos Pokémon de Hoenn e junto com eles disputará as oito insígnias da região, visando participar da Liga Hoenn. Ao mesmo tempo, May vai descobrir os Concursos Pokémon (Pokémon Contest), onde os participantes são chamados de Coordenadores Pokémon e devem criar belas apresentações, que serão julgadas por um grupo de jurados, que premiará o vencedor com uma fita especial. Ao juntar cinco fitas diferentes, um coordenador estará apto a participar do Grande Festival, um grande concurso que reúne os melhores coordenadores.
Com o desfecho desses dois grandes eventos, o grupo retorna a Kanto para Ash participar do desafio da Batalha da Fronteira e May participar dos Concursos Pokémon locais.
No ocidente, a segunda saga foi dividida em quatro temporadas:
  • 6º Temporada: Pokémon Advanced (Episódios 274 à 314)
  • 7º Temporada: Pokémon Advanced Challenge (Episódios 315 à 366)
  • 8º Temporada: Pokémon Batalha Avançada (Episódios 367 à 419)
  • 9º Temporada: Pokémon Batalha da Fronteira (Episódios 420 à 466)

Diamond & Pearl

Ocidente
Estreia: 20 de abril de 2007
Primeiro Episódio: 467 - Seguindo na Viagem de Estréia!
Último Episódio: 657 - Lembranças são feitas de Alegrias!
Japão
Estreia: 28 de setembro de 2002.
Primeiro Episódio: 467 - 旅立ち!フタバタウンからマサゴタウンへ!!
Último Episódio: 657 - 想い出はパール!友情はダイヤモンド!!
Depois de ser o campeão da Batalha da Fronteira, Ash recebe um convite para integrar o grupo de Cérebros da Fronteira, mas recusa e retorna a Pallet. No caminho, May decide se encontrar com seus rivais Drew e Harley em Johto e, por conta disso, ela e Max deixam o grupo. Em Pallet, Ash reencontra Gary (que agora decidiu seguir os passos de seu avô e se tornar um pesquisador) e o desafia para uma batalha, mas acaba perdendo porque estava muito confiante e subestimou seu adversário. Com a derrota constantemente em seus pensamentos, Ash resolve aceitar a sugestão de Gary e parte em jornada rumo à região Sinnoh apenas com Pikachu e seu recém capturado Aipom, começando assim a terceira saga da série.
Pôster oficial da saga Diamond & Pearl
Desembarcando em Sinnoh, graças a um ataque da Equipe Rocket, Pikachu se separa de Ash. Enquanto isso, somos apresentados a Dawn, uma garota que está completando dez anos e começará sua jornada para ser uma Top Coordenadora. Seu primeiro passo para isso foi escolher o Pokémon aquático Piplup como seu inicial, dado pelo Professor Rowan. Em seu caminho, Dawn encontra Pikachu bastante ferido sendo perseguido pela Equipe Rocket. Detendo o trio de vilões, ela pega Pikachu, o leva para o Centro Pokémon e, com ajuda do Professor Rowan e da Oficial Jenny, o devolve a Ash.
As coisas esquentam quando Paul, um treinador que viu a potência do Choque do Trovão de Pikachu, desafia Ash para uma batalha 3 x 3, que acaba em um empate. A partir daí, ambos os treinadores se tornam rivais e cada um defende uma filosofia diferente de treinamento: enquanto Ash acredita no poder do carinho e da amizade, para Paul tudo que importa é a força do Pokémon. Essa rivalidade, mais tarde, será acompanhada pela campeã da Elite dos Quatro de Sinnoh, Cynthia. Ela também apresentará a Ash, Dawn e Brock a lenda do Espaço-Tempo de Sinnoh, que conta a história dos poderosos Dialga e Palkia - e os três mal sabem que serão os escolhidos por Uxie, Azelf e Mespirit para salvar os dois guardiões da lenda de serem dominados pela terrível Equipe Galáctica.
Com muita dificuldade, Dawn conquista suas cinco fitas e Ash suas oito insígnias. No Grande Festival, após muitas disputas, Dawn chega à final contra sua amiga Zoey, mas por poucos pontos ela acaba levando o 2º lugar. Depois, na Conferência do Lírio da Ilha Valey (a Liga Pokémon de Sinnoh), Ash consegue passar por todos os seus oponentes, inclusive derrota Paul pela primeira vez (uma batalha que durou três episódios), mas nas semi-finais é detido por Tobias, um misterioso treinador que possuía não apenas um Darkrai, mas também um Latios.
No final, o trio se separa para alcançar seus sonhos. Brock decide voltar para Pewter e estudar para ser um Doutor Pokémon. Dawn fica em Twinleaf com sua mãe para melhorar suas habilidades como coordenadora. E Ash retorna à Pallet, para um merecido descanso antes de começar uma nova aventura.
No ocidente, a saga pela região Sinnoh foi dividida em quatro temporadas:
  • 10º Temporada: Pokémon Diamante & Pérola (Episódios 467 à 518)
  • 11º Temporada: Pokémon DP Batalha Dimensional (Episódios 519 à 570)
  • 12º Temporada: Pokémon DP Batalhas Galácticas(Episódios 571 à 623)
  • 13º Temporada: Pokémon DP Vencedores da Liga Sinnoh (Episódios 624 à 657)

Best Wishes!

Ocidente
Estreia: 12 de fevereiro de 2011
Primeiro Episódio: 658 - Na Sombra de Zerkrom!
Japão
Estreia: 23 de setembro de 2010
Primeiro Episódio: 658 - イッシュ地方へ!ゼクロムの影!!
A quarta e mais recente saga da série. Após os acontecimentos de Diamond & Pearl, Ash está descansando em casa e, junto com sua mãe Délia Ketchum e o Professor Carvalho, resolve viajar e passar as férias em uma região chamada Unova, que por ser muito distante é habitada por Pokémon nunca vistos antes em Kanto, Johto, Hoenn ou Sinnoh. Enquanto isso, Giovanni (o chefe da Equipe Rocket) ordena que Jessie, James e Meowth viagem para Unova, pois lá precisarão cumprir uma série de missões. Assim que desembarcam, Ash e Pikachu se encontram com o Trio Rocket, que tenta roubar o Pokémon, mas no meio do confronto o lendário Zekrom surge trazendo consigo uma poderesa descarga elétrica, que afeta bastante Pikachu.
Pôster oficial da saga Best Wishes!
Devido ao problema ocorrido, o Professor Carvalho pede que sua amiga, a Professora Juniper, receba Pikachu em seu laboratório e veja se ele está bem. Durante o exame, um treinador novato chega ao laboratório para pegar seu primeiro Pokémon e iniciar sua jornada - seu nome é Trip e sua escolha é pelo tipo planta Snivy. Vendo tudo isso, Ash relembra de quando começou sua jornada e fica muito empolgado. Com Pikachu examinado e nenhum problema encontrado, Trip resolve desafiar Ash para ser seu primeiro oponente. Porém, durante a batalha, Pikachu não consegue usar suas técnicas do tipo elétrico e é derrotado por Snivy. Enquanto Trip fica zombando, Ash fica preocupado e sem nem ligar para as palavras de seu oponente pega Pikachu nos braços e o leva novamente à Professora Juniper.
Durante o novo exame, a tempestade elétrica torna a surgir e junto com ela o poderoso Zekrom! Ele emite uma forte descarga elétrica novamente, que é recebida por Pikachu, e depois some. Misteriosamente, Pikachu volta ao normal e novamente consegue usar suas técnicas elétricas.
Com todos os problemas resolvidos e ciente da Liga Unova, Ash avisa sua mãe e o Professor Carvalho que ficará um pouco mais na região para participar da liga local. A Professora Juniper se responsabiliza por ajudar Ash na sua jornada por Unova e lhe entrega uma nova PokéDex. A partir daí, Ash viajará por essa nova região, conhecendo Pokémon nunca vistos antes e tendo ao seu lado dois novos amigos: Íris, uma treinadora da famosa Vila dos Dragões que está em jornada para fortalecer seus Pokémon e a si mesma, e Cilian, um Especialista Pokémon e um dos líderes do ginásio da cidade Striaton.
No ocidente, a quarta saga possui atualmente apenas uma temporada:
  • 14º Temporada: Pokémon Black & White (Episódios 658 e final em curso)