O anime Pokémon nasceu no Japão após o imenso sucesso que Pokémon Red & Green fizeram. Pokémon ou Pocket Monsters (em japonês ポケットモンスター, literalmente, "monstros de bolso"), desde então, não se restringiu mais às telas, fossem elas da TV ou do video-game.
O trio que deu cara ao anime Pokémon: Ash, Misty e Brock!
Na história, acompanhamos a história de Ash Ketchum, um garoto que acaba de completar 10 anos e deseja se tornar o maior mestre Pokémon que o mundo já viu. Para isso, ele precisa capturar os monstrinhos e treiná-los em batalhas cada vez mais complexas. Durante suas jornadas, Ash cria amizades com diversos outros treinadores que o ajudarão a alcançar seu objetivo. Ele também irá conhecer muitos grupos criminosos, como a Equipe Rocket que ficará no seu encalço para roubar seu parceiro Pokémon, Pikachu.
O anime conta atualmente com quatro sagas diferentes (Série Original, Advanced Generation, Diamond & Pearl e Best Wishes!), divididas no ocidente em 14 temporadas.

O anime no Brasil

A série animada apareceu pela primeira vez na televisão brasileira em 10 de maio de 1999, no programa "Eliana & Cia." da Rede Record de Televisão. Em pouco tempo, se tornou um grande sucesso com as crianças e adolescentes de todo o país. Entretanto, após incansáveis reprises a série ficou desgastada no país até o ano 2005, quando a gigante Rede Globo passou a exibir a série de onde a Record tinha parado, causando um novo "boom". Porém, mesmo rendendo bons índices de audiência ao canal, a confusa equipe da Rede Globo retirou sem mais nem menos a série do ar, exibindo uma única temporada.
Eliana já liderou as manhãs da Record com Pokémon!
Mais anos se passaram e, em 2009, a Rede TV! comprou os direitos de exibição das quatro primeira temporadas e começou a exibí-las como "tapa buraco" temporário da programação. A emissora, porém, não esperava que o anime gerasse uma audiência muito grande para os seus padrões e, por conta disso, tornou Pokémon um programa fixo e com vários horários de exibição, além de comprar também todas as temporadas restantes (exceto às de número 6 e 7 que ainda estavam com a Rede Globo) e também alguns filmes.
Porém, afobada com o sucesso da série, a emissora realizou uma exibição sem qualquer tipo de planejamento (chegando a exibir quatro episódios por dia) e assim mais de 400 episódios foram ao ar em um curto período de tempo, trazendo uma gigantesca reprise na sequência que começou a desgastar a exibição.
Atualmente, a Rede TV! continua exibindo Pokémon, mas com menor destaque e sem intenção de comprar novos episódios.

Os criadores

Quando o assunto é a criação de Pokémon, dois nomes precisam ser mencionados. O primeiro deles é Satoshi Tajiri (nascido em Machida, no dia 28 de agosto de 1965), o criador da série de jogos eletrônicos Pokémon. Quando ele era criança, andava em florestas e vales à procura de insetos, para colecionar e trocá-los. Começou sua carreira no videogame como analista de uma revista. Em 1982, Satoshi Tajiri e seus amigos decidiram criar uma empresa de video games, que viria a ser a Game Freak.
Ele se tornou uma celebridade dos videos games, escrevendo dois livros. No final dos anos 80, a Game Freak foi comprada pela Nintendo JP e Satoshi se mudou para o escritório da empresa. Lá, projetou, talvez, o seu maior sucesso: um jogo onde poderia se capturar monstros e batalhar.
Se inspirando na coleção de insetos da sua adolescência, pode ampliar sua idéia. Ele adorava coletar informações, as estatísticas de vários heróis e suas características. Quando uniu a isso a idéia do Cable Link, percebeu que tinha todos os instrumentos para que Pokemon desse certo.
Satoshi Tajiri e Ken Sugimori, respectivamente
A Nintendo gostou da ideia de Satoshi, que começou a criar os cenário e os personagens. Ele e seu time trabalharam no projeto por 5 anos. Pokémon Red & Green (ocidentais Red & Blue) foram lançados em 1996 no Japão e no fim do mesmo ano, mais de 8 milhões de cópias vendidas sem nenhum tipo de publicidade. A partir dos jogos, projetou-se o anime Pokémon, cujo personagem principal leva o nome do grande mentor: Satoshi (Ash).
Um segundo nome muito importante na criação de Pokémon é o de Ken Sugimori (nascido em 27 de Janeiro de 1966), um artista japonês conhecido por ser diretor de arte da série de jogos eletrônicos Pokémon, da arte conceitual dos filmes, de algumas ilustrações do Trading Card Game e de alguns produtos promocionais. Sugimori é responsável por criar o conceito original de todos os primeiros 251 Pokémon (a partir da terceira geração, embora participasse ativamente do processo, outros profissionais também trabalharam no projeto). Também é responsavel por criar outros personagens da série, como os protagonistas e os líderes de ginásio.
O personagem Kenji (chamado de Tracey no ocidente) pode ser uma homenagem a Ken Sugimori, especialmente por que os dois adoram desenhar.