Logotipo de Pokémon Crystal
Pokémon Crystal (ポケットモンスター クリスタルバージョン) é a versão especial dos jogos da segunda geração. Assim como Pokémon Yellow foi para Red/Green/Blue, Crystal traz a mesma história de Gold & Silver com algumas melhorias, tais como os Pokémon se mexerem quando começam a batalha, a introdução de uma personagem jogável do sexo feminino e outras.
 
DOWNLOAD EMULADOR





  • Plataforma: Game Boy Advance
  • Tamanho: 1,82 MB 
  • Descrição: um dos melhores emuladores de GBA, GB e GBC  que na versão brasileira...
      DOWNLOAD EMULADOR

Pokémon Crystal

 
  • Plataforma: Game Boy Color
  • Tamanho: 4,00 MB
  • Categoria: RPG 
  • Descrição: Pokémon Gold é um jogo de Pokémon para GameBoyColor. O jogo apresenta 251 pokemóns e se passa em Kanto e Johto. 
DOWNLOAD Pokemon Crystal

Mudanças

Foi lançado em 14 de dezembro de 2000 no Japão e em 29 de Julho de 2001 nos EUA.
Mudanças de Gold & Silver

Manual de Pokémon Crystal
Pela primeira vez em Pokémon, agora é possível escolher se você jogará como menino (Gold) ou menina, com a nova personagem Kris. E ela não é a única nova personagem: conheça Eusine, um treinador que fará de tudo para capturar o lendário Suicune.
As estrelas da geração, Lugia e Ho-oh, assim como nos jogos anteriores, podem ser obtidos juntos em Crystal, mas agora ambos estarão no nível 60 e Ho-oh só poderá ser encontrado se você já tiver capturado as três feras lendárias: Entei, Raikou e Suicune.
Nas Ruínas Alph também há novidades! Uma nova história envolvendo os Pokémon alfabeto foi criada. Desvende todos os quebra-cabeças de todas as ruínas para descobrir o que existe por trás de todo mistério que envolve os Unown!
Suicune, a fera lendária aquática, agora é a estrela do jogo. Você o encontra várias vezes durante sua jornada por Johto. Ao ganhar o Clear Bell, Suicune batalhará contra você na Tin Tower e não irá fugir (diferentemente dos jogos anteriores).
Personagens de Pokémon Crystal: Are you a boy or a girl?
Outros eventos do jogo também tiveram alterações, como o seu encontro com Clair antes do desafio pela última insígnia de Johto e o Day-Care Man que agora te presenteia com um Odd Egg quando você o encontra pela primeira vez. O artesão Kurt agora também pode fazer mais de uma PokéBola por vez, contanto que seja do mesmo Apricorn.

Mudanças estéticas

Houve também algumas mudanças em certos aspectos estéticos do jogo:
  • Uma área de grama extra foi adicionada na saída da cidade Violet, onde é possível capturar Growlithe. Isso tornou possível capturar um tipo fogo bem antes do que em Gold & Silver;
  • Alguns locais foram redesenhados: a Ice Path ganhou um ar mais "gélido" e teve seus puzzles alterados, a Burned Tower também ganhou um aspecto mais próximo de sua história, a sala de Lance no castelo da Liga ganhou uma decoração baseada nos Pokémon dragão;
  • Entei, Raikou e Suicune ganharam uma música de batalha especial. Foi a primeira vez que Pokémon especiais ganharam uma música própria;
  • A iterface das trocas via cabo link deixou de ser simplesmente preto e branco e ganhou novas cores.
Cartucho de Pokémon Crystal comprado no Japão: tinha um brilho que o americano não tem!

O legado de Crystal

Assim como Pokémon Gold & Silver trouxeram importantes contribuições para a mecânica dos jogos, Crystal também veio com adições importantes que continuam sendo aplicadas até hoje.
  • Depois de Pokémon Crystal, foi possível escolher jogar com uma personagem feminina em todos os jogos seguintes da série;
  • Foi o jogo onde tivemos as estreias dos tão importantes Move Tutors e também da Battle Tower, que foi a base para a criação da Battle Frontier;
  • Pela primeira vez os sprites dos Pokémon ganharam animações. De todos os jogos da série principal, posteriores a Crystal, apenas Ruby & Sapphire não utilizam desse recurso. Os jogos Black & White trouxeram uma evolução gigantesca para essas animações;
  • Crystal foi o primeiro jogo a tornar os Pokémon lendários parte principal da trama. Desde então, os jogos seguintes possuem suas histórias completamente amarradas aos seus respectivos lendários;
  • Apesar de não ter sido muito popular na época, a versão japonesa de Crystal trazia pela primeira vez o conceito de conexão via wireless. Depois disso, tivemos o Wireless Adapter para Game Boy Advanced (lançado junto com os jogos FireRed e LeafGreen) e a otimização dessa ideia com a estrutura Wi-Fi presente nos jogos da quarta geração.
A grande estrela (do Universo), Suicune! :}

O caso Celebi

Na versão japonesa de Pokémon Crystal houve a estreia do Pokémon Mobile System GB. Esse sistema permitia que os jogadores acessassem uma conexão wireless através de um aparelho celular e pudessem, através dele, realizar trocas e participar de eventos especiais da Nintendo. Para efetivar a conexão, o jogador deveria ir até o Centro Pokémon da cidade Goldenrod, que havia sido totalmente adaptado e ampliado.
Um desses eventos era o da Pokébola GS. Logo no primeiro acesso à rede wireless do jogo, uma Enfermeira Joy iria lhe entregar o famoso artefato. Após isso, bastava levar a Pokébola para o artesão Kurt e logo em seguida Celebi apareceria no jogo, pronto para ser capturado. Até hoje, esse foi a única vez onde foi possível encontrar Celebi em um jogo, desde então o Pokémon viajante do tempo só pode ser obtido através de distribuições organizadas pela Nintendo.
- É o meu caso!
Contudo, havia um problema nisso tudo. O Pokémon Mobile System GB precisava de um celular para funcionar, só que na época de lançamento desse sistema (começo dos anos 2000) era muito incomum crianças terem acesso a um aparelho celular, o que tornou o Mobile System pouco popular. Graças a isso, na versão americana, tudo ligado ao sistema foi retirado do jogo - inclusive a Pokébola GS, tornando impossível a captura do lendário Celebi por meios convencionais.

Pokémon não encontrados

Os seguintes Pokémon só podem ser obtidos através de troca com Pokémon Gold & Silver:
Os seguintes Pokémon só podem ser obtidos através de troca com Red, Green, Blue & Yellow: