Logotipo de Pokémon Diamond & Pearl
Pokémon Diamond (ポケットモンスターダイヤモンド) & Pokémon Pearl (ポケットモンスターパール) são os primeiros representantes da quarta geração no mundo Pokémon. Foram lançados para Nintendo DS dia 28 de setembro de 2006 no Japão e dia 22 de abril de 2007 nos Estados Unidos.
Caixas de Pokémon Diamond & Pearl


DOWNLOADS
Emulador:
IDeaS 
  • Plataforma: Nintendo DS
  • Tamanho: 346,00 KB
  • SO: Windows XP/Vista
  • Desenvolvedor: Lino
  • Downloads: 2875
  • Descrição: Versão mais recente do emulador IDeaS, com todos os plugins. O plugin de som está com problema no cí³digo que o desenvolvedor não consegue resolver, portanto desabilitem o som.
  DOWNLOAD EMULADOR
 
Pokémon Diamond 
  • Plataforma: Nintendo DS
  • Tamanho: 27,47 MB
  • Categoria: Puzzle 
  • Descrição: Sem descrição. 
 DOWNLOAD POKEMON Diamond
 
 
Pokémon Pearl 
  • Plataforma: Nintendo DS
  • Tamanho: 27,47 MB
  • Categoria: RPG 
  • Descrição: Sem descrição.  
 DOWNLOAD POKEMON Pearl

História do jogo

O jogo, situado na região de Sinnoh, inicia com uma transmissão de uma notícia sobre um Gyarados Vermelho. O treinador rival, um dos vizinhos de Twinleaf Town, então chama o jogador e ambos seguem ao Lake Verity para procurar Pokémon semelhantes, sem sucesso. Lá, dois Starlys os atacam, e eles se vêem obrigados a utilizar os Pokémon presentes numa bolsa que alguém havia esquecido por lá. Como sempre acontece, o rival escolhe o Pokémon cujo tipo possui vantagem ao tipo do Pokémon escolhido pelo jogador.
O assistente do professor, que é a versão de sexo oposto do jogador, fica com o Pokémon remanescente. De volta a Twinleaf, o jogador recebe os Running Shoes de sua mãe e parte para Sandgem para devolver a bolsa ao Professor Rowan, especialista em Evolução Pokémon. O Professor então dá os Pokémon escolhidos anteriormente aos treinadores, com a missão de completar a Pokédex. O jogador sai numa missão para explorar a região de Sinnoh e derrotar os oito líderes de ginásio para avançar na história, derrotar a Elite Four e se tornar o Campeão da região.
Durante o jogo, há diversos conflitos com a Equipe Galactic, bem como com seu líder, Cyrus. Quando o poder de Dialga ou Palkia (dependendo da versão), invocado por Cyrus, começa a se alastrar por Sinnoh, Uxie, Azelf e Mesprit aparecem e neutralizam o fluxo de poder, então o jogador deve derrotar ou capturar o lendário.
Depois que o jogador derrotar a Elite dos Quatro há muito ainda o que fazer. Muitos Pokémon até então não acessíveis tornam-se capturáveis com a National Dex através de funções como o PokéRadar. Além disso, é possível visitar a Fight Area e outros lugares antes inexploráveis como a Battle Tower.

A região Sinnoh

Os jogos apresentam Sinnoh, região localizada ao norte de Kanto e Johto. Aqui temos a introdução de rotas com neve e com nevoeiros. Bem em seu centro e por toda extensão da região, encontra-se o Monte Coronet, que separa à separa em leste e oeste. O monte é o centro de toda mitologia de Sinnoh, escondendo em si o Spear Pillar e o Hall of Origin, onde os lendários Dialga, Palkia, Giratina e Arceus podem ser encontrados.
A Liga Pokémon local é composta pelos líderes de ginásio Roark (Pedra), Gardenia (Grama), Maylene (Lutador), Montanha (Água), Fantina (Fantasma), Byron (Metálico), Candice (Gelo) e Volkner (Elétrico). A Elite dos Quatro local é formada por Aaron (Inseto), Bertha (Terrestre), Flint (Fogo) e Lucian (Psíquico). Já o campeão da região, pela primeira vez nos jogos da série, é uma mulher: Cynthia, que utiliza vários tipos diferentes de Pokémon, mas tem como marca seu poderoso Garchomp.
Mapa de Sinnoh
Na cidade Hearthome, uma das maiores de Sinnoh, temos o Super Contest, uma evolução dos Pokémon Contest de Ruby & Sapphire. Agora, além de se apresentar com golpes, os Pokémon também são julgados pelas roupas e acessórios que vestem e por apresentações de dança. Já na cidade Jubilife, temos os prédios da gigante TV Jubilife e da The Pokétch Company, que produz o relógio multifuncional PokéTch: além de mostrar as horas, ele possui mais de 20 outras funções.

Inovações

Graças ao relógio multifuncional Pokétch, que utiliza o sistema interno do Nintendo DS para mostrar as horas, o sistema de tempo real retorna ao jogos, depois de ter sido apresentado em Gold & Silver e abandonado em Ruby & Sapphire. Obviamente, com isso muitos eventos dentro do jogo só ocorrem em determinados dias e horários.
Nas batalhas Pokémon, houve uma mudança na classificação dos golpes. Até a 3º geração, o calculo base de dano era feito através dos tipos: por exemplo, golpes dos tipos Voador e Lutador tinham seus danos caculados através do stat Attack, enquanto golpes do tipo Grama e Psíquico através do stat Sp.Attack. A partir de agora, todos os golpes são divididos em duas categorias: Physical (os que exigem contato no ataque para ser realizado, baseando-se no stat Attack) e Special (o que que não exigem contato para o ataque ser realizado, baseando-se no stat Sp.Attack).
Com isso, FirePunch agora passa a se basear no Attack do Pokémon e Hyper Beam no Sp.Attack, o oposto do que acontecia antes.
Lendários de Diamond & Pearl: Mesprit, Azelf e Uxie

Conectividade

Pokémon Diamond & Pearl são compatíveis com os jogos da série principal no Game Boy Advance. O cartucho de GBA é inserido no slot 2 do Nintendo DS para que seja feita a transferência através do Pal Park. Há também uma técnica chamada Dongle, onde certos Pokémon aparecem em certas rotas quando determinados jogos estão inseridos no slot 2. Essa conectividade só é permitida após a obtenção da National Dex. Também é possível se conectar com Pokémon Battle Revolution, jogo para o Nintendo Wii, e com os jogos da série Pokémon Ranger, para o Nintendo DS.
E a Equipe Galactic
Os jogos foram os primeiros a possibilitar trocas e batalhas entre treinadores em qualquer lugar do mundo através da Nintendo Wi-Fi Connection. É introduzido também o GTS (Global Trade Station), função que possibilita a procura e oferta de Pokémon entre treinadores do mundo todo.

Pokémon exclusivos

Pokémon Diamond

Pokémon Pearl

Curiosidades

  • Pokémon Diamond & Pearl foram os primeiros games onde: o Pokémon inicial do rival não está no lv 5 durante a primeira batalha; o laboratório do professor não está na cidade natal do jogador; todos os iniciais ganham um segundo tipo durante a evolução; os cartuchos não são coloridos;
  • Não contando os Wynaut da Mirage Island nos jogos da terceira geração, Pokémon Bebês anteriormente eram apenas obtidos por breeding, mas agora são capturáveis como selvagens;
  • Alguns Pokémon antes apenas obtidos via evolução por troca aparecem como selvagens também;
  • Os nomes de lugares, pessoas e itens são escritos agora com letras maísculas e minúsculas. Por exemplo, agora a escrita e "Ultra Ball" ao invés de "ULTRA BALL". Entretando, os nomes dos Pokémon ainda são escritos apenas com letras maísculas devido à conectividade com jogos anteriores;
  • São os jogos mais compatíveis de série, podendo conectar com 17 outros jogos: todos das séries principais da terceira, quarta e quinta geração; todos os Pokémon Ranger; Pokémon Battle Revolution e Pokémon Ranch.