Pokémon World Championships

Trata-se do Campeonato Mundial de Pokémon! O evento é realizado anualmente nos EUA, geralmente no mês de Agosto, e conta com a presença de jogadores de todas as partes do mundo, inclusive o Brasil!
O evento é composto por dois grandes campeonatos: o Campeonato mundial de videogame e o Campeonato mundial de TCG. Cada torneio, por sua vez, é dividido em três categorias: Junior, Senior e Master. Os participantes são distribuídos entre as categorias de acordo com a sua faixa etária.
Logotipo do Pokémon World Championship do ano passado

Campeonato mundial de videogame

O Campeonato mundial de videogame reúne os melhores treinadores Pokémon do planeta. Para participar do torneio, é preciso disputar o campeonato nacional de seu respectivo país. EUA, Reino Unido e alguns países da Europa como Espanha, França e Alemanha podem levar os oito primeiros colocados de seus campeonatos locais para competir no torneio. O campeão e o vice-campeão da edição anterior também têm vaga garantida na competição.
E para aqueles que ainda não asseguraram sua vaga, existe o "Last Chance Qualifier". Trata-se de um torneio aberto ao público que ocorre um pouco antes do torneio mundial. Para participar deste torneio, os aspirantes a mestre Pokémon devem registrar-se com antecedência, pois as vagas são limitadas! Para as divisões Junior e Senior, o limite de vagas é de 256 competidores. Já na categoria Master, este limite é de 512 participantes. Neste torneio, também são ofertadas oito vagas para a competição mundial.
O Campeonato mundial de videogame é totalmente gratuito para os competidores e aberto ao público. Infelizmente, os brasileiros não têm participado das últimas edições.

Campeonatos no Brasil

Embora os treinadores brasileiros não estejam participando dos torneios lá fora, existem algumas opções para competir em terras nacionais. São os campeonatos organizados pela LOP (Liga Oficial Pokémon). Confira a seguir:

LOP

Logotipo da Liga Oficial Pokémon
A Liga Oficial Pokémon (LOP) organiza diversos torneios Pokémon pelo Brasil. Existem diversas filiais espalhadas ao redor do país para realizar campeonatos em seus respectivos estados. Através destes campeonatos, os treinadores podem desafiar os líderes de ginásio para conquistas suas insígnias. Mas apenas o vencedor do torneio terá a chance de desafiar o líder de ginásio em busca de sua insígnia.
As LOPs regionais seguem um calendário unificado. Desta forma, os mesmos ginásios são disputados em todas as LOPs durante determinado mês. Além disso, cada ginásio possui sua regra específica de disputa. Algumas regras restringem determinados tipos ou espécies de Pokémon ou permitem apenas Pokémon de um único tipo - as regras são as mais variadas possíveis. Por isso, fique atento às regras, prepare o seu time e trace uma boa estratégia para vencer!

Desafio à elite dos 4

O Desafio à elite dos 4 é o campeonato nacional de Pokémon. Neste torneio, realizado normalmente duas vezes por ano, os treinadores competem em busca do título de melhor treinador do Brasil. O torneio é realizado em dois dias e o campeão de cada dia recebe a chance de Desafiar à Elite dos 4 brasileira! Ao derrotar todos os membros da elite dos 4, o treinador poderá desafiar o campeão da elite e, em caso de vitória, poderá ocupar o seu lugar de direito na Elite como o novo campeão!
Os treinadores que possuírem oito insígnias diferentes, obtidas através dos torneios regionais da LOP nas disputas de ginásio, poderão desafiar diretamente os membros da Elite dos 4.