Logotipo de Pokémon Ruby & Sapphire
Pokémon Ruby (ポケットモンスター ルビー) e Pokémon Sapphire (ポケットモンスター サファイア) são os primeiros jogos da terceira geração de Pokémon. Apresentam a região Hoenn e com ela novos Pokémon, duas novas equipes de vilões, novas modalidades de batalha e introduzem os Pokémon Contests, que permitem usar os Pokémon em competições que não envolvem batalhas.
Caixas de Pokémon Ruby & Sapphire
Estas versões não interagem com as anteriores. Isso possibilitou a criação de novos aspectos internos nos jogos, como as Natures e Abilities, e também a expansão de antigos, como os IVs e EVs. O Game Boy Advance também possibilitou novos gráficos e novas cores nos jogos, o que deu mais forma aos objetos, mapas, personagens e Pokémon.
Juntos, são os jogos de Game Boy Advance mais vendidos de todos os tempos. Separados, os dois estão entre os três jogos de GBA mais vendidos de todos os tempos.
As versões foram lançadas em 21 de Novembro de 2002 no Japão e em 19 de Março de 2003 nos EUA.

DOWNLOAD EMULADOR





  • Plataforma: Game Boy Advance
  • Tamanho: 1,82 MB 
  • Descrição: um dos melhores emuladores de GBA, GB e GBC  que na versão brasileira...
      DOWNLOAD EMULADOR
Pokémon Ruby: Versão Lendários 

Pokémon Sapphire 
  • Plataforma: Game Boy Advance
  • Tamanho: 16,00 MB
  • Categoria: RPG
  • Descrição: O enredo acontecerá em um continente inédito nos games, Hoenn, onde vocíª poderá escolher ser um treinador ou uma treinadora. Mais uma vez seu objetivo é conquistar as oito insí­gneas que lhe servirão de entrada para a tão famosa Liga Pokemon. Bom... vocíª acaba de se mudar da cidade grande de Goldenroad em Johto para Littleroot, uma pequena cidade em Hoenn. Tudo parecia ser normal, inciar sua jornada com um dos tríªs pokemons disponí­veis (Mudkip, Treecko, Torchick ) e ir caçar pokemons e suas insí­gneas para virar um verdadeiro mestre. Mas sempre há um vilão, no caso de Ruby, Team Magma que pretende capturar Groundon para transformar o planeta em pura terra. Em Sapphire será Team Aqua que planejará a inundação do planeta com Kyogre. Na versíµes as equipes são opostas, por isso uma será sua aliada contra o mal.
    Mais uma vez a Nintendo mantém a antiga gameplay de sempre. Vocíª poderá andar com seis pokémons, porém apenas um pokemon batalhará (exceto ao travar batalhas em duplas!)... cada pokémon contará com um set list de quatro ataques diferentes para o combate. São vários pokémons capturáveis, 386 ao todo, o que torna a missão de completar a pokédex mais difí­cil, vocíª dependerá da outra versão para conseguir os pokémons inéditos de cada fita.
    Outras novidades além das batalhas em duplas, onde será utilizado mais de um pokémon em campo é o esconderijo secredo... lá vocíª poderá enfeitar e mobilhar da forma que quiser, será o seu cantinho.
    Os gráficos melhoraram bastante comparado as outras versíµes, estão mais coloridos e detalhados... as cidades e os pokémons estão mais bonitos do que antes, não há nada do que se reclamar. Os sons nem é preciso dizer, estão sempre í³timos... em todo lugar que vocíª vai tem alguma trilha sonora que o acompanha, muitas vezes vocíª acaba decorando as míºsicas de tanto que escuta. 

DOWNLOAD DISPONIVEL (Em Breve)

História do jogo

A aventura começa na pequena cidade Littleroot, na região de Hoenn, quando você acaba de chegar de mudança, vindo da região Johto. Sua mãe pede que procure o Professor Birch, o especialista Pokémon da região e grande amigo de seu pai, para pegar seu primeiro Pokémon e iniciar sua jornada. Visitando a casa do professor, você encontrará a sua filha (ou filho, caso você tenha escolhido a menina como player) e descobrirá que Birch está no momento em uma pesquisa de campo.
Personagens principais
Ainda na busca, ao sair da cidade você encontrará o Professor Birch sendo perseguido por um nervoso Poochyena. Desesperado, ele pedirá para que você pegue uma das PokéBolas em sua mochila, que está caída no chão. Hora de escolher entre os três iniciais de Hoenn: Treecko (grama), Torchic (fogo) e Mudkip (água). Após isso, você lutará junto com o seu escolhido contra o Poochyena e salvará o professor.
Depois disso, você ganhará sua PokéDex e partirá em jornada, buscando conquistar as oito insígnias de Hoenn para então enfrentar a poderosa Elite dos Quatro. Porém, no caminho, a Equipe Magma (se você jogar Ruby) ou a Equipe Aqua (se você jogar Sapphire) aparecerão e você também terá o dever de impedir que eles controlem os poderosos Groudon e Kyogre - as maiores lendas da região!

A região Hoenn

Já bem distante de Kanto e Johto, Hoenn é uma região bem mais tropical que suas antecessoras. Ela nos traz 135 novos Pokémon, que ao somar com os 251 anteriores faz com que tenhamos ao todo 386 monstrinhos.
O grande continente de Hoenn
Os oito novos líderes da vez são Roxanne (Pedra), Brawly (Lutador), Wattson (Elétrico), Flannery (Fogo), Norman (Normal), Winona (Voador), Tate e Liza (Psíquico) e Wallace (Água). Conquistando todas as insígnias, é aberto o caminho para a cidade Ever Grande e lá é possível desafiar à Elite dos Quatro da região, composta por Sidney (Noturno), Phoebe (Fantasma), Glacia (Gelo) e Drake (Dragão). O campeão dessa Liga é Steven, usuário dos Pokémon tipo Metálico.
Temos em Hoenn os famosos Pokémon Contest. Nessa competição, treinador e Pokémon precisam utilizar seus golpes não para causar danos, mas sim para impressionar os juízes e ganhar pontos - ao final, aquele que tiver a maior pontuação ganha uma fita que comprova sua vitória. São cinco categorias diferentes para se inscrever (Beauty, Cool, Cute, Smart e Tough) e cada uma delas possui quatro diferentes níveis (Normal, Super, Hyper e Master). Utilizando as variadas Berries encontradas por toda Hoenn, os treinadores podem preparar os Pokéblocks: doces com formato de quadradinhos que quando ingeridos pelos Pokémon podem aumentar algum dos seus atributos para Contest e assim fazê-lo ganhar mais pontos nas competições.
Na cidade Rustboro está a sede da grandiosa Devon Corp., empresa presidida pelo Sr. Stone (pai do campeão Steven). Quando você o salva da Equipe Magma/Aqua, ele lhe dará um presente: o PokéNav, um aparelho com diversas funções. Com ele, é possível analisar as condições dos seus Pokémon para os Contest, acesar o mapa de Hoenn e também fazer e receber ligações. Nessa última função, uma agenda de contatos é criada e através dela você pode encontrar treinadores que queiram batalhar novamente contra você.
PokéNav
O PokéNav não é o único produto da Devon Corp. Eles também produzem uma série de novas PokéBolas. A Repeat Ball torna mais fácil a captura de Pokémon já capturados antes, a Timer Ball se torna mais eficaz a cada turno de uma batalha, a Nest Ball é ideal se o Pokémon selvagem tiver o nível baixo, enquanto a Net Ball funciona muito bem contra Pokémon do tipo Água e Inseto, a Dive Ball é muito eficaz para Pokémon encontrados debaixo d'água e por fim, temos a Luxury Ball, que por oferecer um conforto maior que as demais PokéBolas ao Pokémon, faz com que a felicidade de seu residente aumente muito mais rápido.

Novas mecânicas

Pokémon Ruby e Pomémon Sapphire são os primeiros jogos da série para o Game Boy Advance. Apesar não ter sido a primeira mudança de console que a série passou (Red & Green foram do Game Boy Pocket, enquanto Yellow, Gold, Silver e Crystal foram desenvolvidas para o Game Boy Color), essa foi a primeira vez que um jogo da série principal não teria conexão com os anteriores, devido a incompatibilidade entre o Game Boy Color e o Game Boy Advance. Apesar de parecer trágico ter de aposentar todos os seus antigos companheiros nos jogos R/G/B/Y/G/S/C, essa incompatibilidade foi uma excelente (e bem aproveitada) oportunidade de mudar e adicionar muitas coisas na mecânica dos jogos.
Treecko, Torchic ou Mudkip: qual?
  • O sistema de boxes foi bastante expandido e ganhou uma nova interface gráfica muito mais prática;
  • Cada Pokémon ganhou seu próprio mini-sprite (aquele que aparece quando o menu Pokémon é aberto);
  • Algumas áreas do mapa apresentam condições climáticas (chuva, tempestade de areia, etc) que também afetam as batalhas. Há também a estreia da condição climática Hail;
  • As Abilities são introduzidas. Cada Pokémon possui uma Ability e cada uma delas oferece um efeito diferente. Por exemplo, a Ability Intimidate reduz o stat Attack do seu oponente e a Keen Eye evita que a Accuracy do Pokémon seja reduzida. Foi uma importante adição à franquia que mudou totalmente as estratégias de batalha dos jogos;
  • As Natures também são introduzidas, representando a personalidade de um Pokémon. Porém, na prática uma Nature influencia nos status de um Pokémon, aumentando um deles em 10% e reduzindo outro em 10%. Por exemplo, um Pokémon de Nature Adamant terá seu stat Attack aumentado em 10% e o stat Special Attack reduzido em 10%. Existem também as Natures chamadas de neutras, pois elas não aumentam e nem reduzem nenhum stat. Junto com as Abilities, as Natures trouxeram um nível de personalização dos Pokémon nunca vistos antes;
  • Temos um novo estilo batalhar apresentado: as Batalhas de Dupla! Agora, é possível utilizar dois Pokémon ao mesmo tempo em uma batalha, ampliando as possibilidades estratégicas. Junto, foram criadas Abilities focadas nesse estilo de batalha.
Os pontos acima citados foram muito importantes para definir um novo jeito de jogar Pokémon, principalmente no que diz respeito à batalhas. Porém, talvez as alterações mais importantes sejam as feitas nos IV's (Individual Values) e EV's (Effort Values).
Os IV's tiveram seus limites máximos alterados de 15 para 31, e agora o sexo de um Pokémon não é mais definido pelo número de IV's - com isso, Pokémon fêmeas também passaram a poder ter seus IV's de Attack maximizados, o que era impossível antes. Já o sistema de EV's foram totalmente alterados e trouxeram uma nova e mais prática forma de alcançar os status máximos de um Pokémon.

Pokémon exclusivos

Pokémon Ruby

Pokémon Sapphire